PRESBIOPIA! CUIDE DA SUA SAÚDE OCULAR!

Popularmente conhecida como vista cansada, a presbiopia é um problema progressivo de visão que normalmente atinge pessoas a partir dos 40 anos. Essa desordem decorre da perda progressiva da elasticidade do cristalino (lente natural do olho), dificultando a focalização correta de objetos próximos.

Pessoas acometidas pela presbiopia costumam sentir dores de cabeça e nos olhos, irritação e vermelhidão dos olhos e sensação de peso nas pálpebras, o que torna muito difícil a leitura de textos com letras muito pequenas e a execução de tarefas que exijam focalização de perto, como ver as horas num relógio, colocar linha numa agulha, etc. Essas pessoas, em geral, tendem a afastar os objetos dos olhos na tentativa de enxergá-los melhor.

Por ser um processo natural resultante do envelhecimento, a presbiopia não pode ser prevenida ou evitada. Entretanto, existem algumas medidas que pode retardar o surgimento do problema:

Procurar ler e fazer tarefas que exijam focalização em ambientes bem iluminadas, de preferência com luz branca;
Optar por ler textos impressos e não no computador, tablets ou em smartphones, pois a resolução das letras no papel é maior;
Evitar o uso contínuo de óculos de leitura, para que o cérebro não se acostume e continue a processar melhor as imagens;
Durante os trabalhos em frente à tela do computador, procurar fazer pausas (cada vez mais longas) e piscar várias vezes seguidas. Isso ajuda a lubrificar os olhos, evitando o ressecamento.
Substituir monitores antigos por modelos mais novos, que, em geral, já apresentam recurso antirreflexo e uma melhor definição de imagens.
Consultar um oftalmologista regularmente.

AGENDE SUA CONSULTA: (44) 3028-5029 | (44) 98816-1242

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *